terça-feira, 20 de agosto de 2019

Nuzlocke Platinum - 10.Todo mundo odeia o Bidoof

Com a insígnia de pedra conquistada, eu não tinha mais nada para fazer em Oreburgh. E com o Rock Smash habilitado para ser usado fora de batalha eu conseguiria acessar novos lugares, então era hora de sair da cidade.

No caminho para a saída encontrei Barry, que sempre com uma pressa absurda me contou brevemente o que ele andou fazendo pela cidade, que foi basicamente o que eu fiz. Ele batalhou no ginásio e ganhou, agora estava indo para a próxima cidade com um líder

Eu vou fazer o mesmo, e o caminho para a próxima cidade é passando mais uma vez por Jubilife.
Chegando lá encontrei o detetive esquisito do capítulo 4, ele me falou de um equipamento que eu poderia conseguir no centro Pokémon (mas isso só serve pra multiplayer, então quem liga?), e me alertou sobre uma galera ainda mais esquisita que ele.

E como sempre, eu como um bom jogador ignorei todos os avisos de bom senso e pulei direto no meio dos esquisitos. Na saída norte de Jubilife encontrei Dawn, professor Rowan e o grupo de esquisitos. O grupo antagonista desse jogo se auto-intitula Team Galactic, e eles tem como objetivo pôr as mãos em um tipo de energia que é liberada quando os Pokémons evoluem. Parece que Rowan sabe algo sobre isso por também estudar evoluções.
Os capangas do Team Galactic estavam ameaçando o professor, que não parecia nada mais do que incomodado. Assim que cheguei ele deu uma lição de moral nos homens que tentavam intimida-lo e pediu para que Dawn e eu nos livrássemos deles.

E assim começou uma batalha em duplas. Dawn mandou seu chimchar para o combate e eu acabei começando com Jet-Star. Acontece que o nível da minha ponyta não estava muito alto, ela nem sequer havia aprendido Ember ainda, sendo este o primeiro ataque tipo fogo que muitos pokémons aprendem, então mandei Hail Thief para a batalha.

Minha Bidoof já entrou na briga sendo atingida por um Fake out do Glameow inimigo, e o Chimchar da Dawn foi envenenado por um Poison Gas do Sunky. E para minha surpresa, a reação do Chimchar foi a seguinte:
ELE USOU EMBER NA THIEF!

Eu quase gritei nessa hora "POR QUE???", se ainda fosse um estado de confusão, mas não! Parece que só não gostam de Bidoofs mesmo.
Mas tudo bem, me recompus e até consegui acertar um ataque com Hail Thief, mas troquei ela logo no próximo turno. Quem entrou na briga desta vez foi Steven, pra ter certeza de que eles não teriam a menor chance.

E o resto da batalha sinceramente não importa.

Os capangas fugiram e Rowan me deu uma explicação dos prováveis objetivos do grupo com as evoluções Pokémon. Além disso o professor também sugeriu que em continuasse a coletar as insígnias, e então foi embora. Sugestão boba, eu seguiria com esse plano de qualquer forma...

Depois de passar no Centro Pokémon, segui meu caminho pela rota 204. Agora eu planejava enfrentar todos os treinadores do caminho para ganhar experiencia. No caminho eu encontrei um jovem treinador que teria um longo caminho pela frente.

É óbvio que um Magikarp que só usa o inofensivo movimento Splash não conseguiria vencer nem a Jet-Star, mesmo tendo vantagem elemental, mas eu espero que o garoto não desista do Pokémon. O caminho da carpa é longo, mas recompensador.

Andei na rota mais um pouco até chegar em Ravaged Path, mais uma caverna escura cheia de zubats no meu caminho...


E o meu time segue assim:

sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Nuzlocke Platinum - 9.O Ginásio de Pedra

Steven agora é um Prinplup, e isso me deixava mais seguro para tentar vencer o meu primeiro ginásio.
Como esperado, venci facilmente todas as lutas antes do líder com apenas um ataque, avancei apenas com Steven e ele estava mantendo a vida totalmente cheia.

Chegando no líder eu estava acompanhado do Steven e da minha crescente ansiedade. Roark começou a batalha com um Geodude, que caiu com um Bubble. Depois dele foi um Onyx, com quem eu testei um Metal Claw que apesar de super efetivo, não foi tão bem sucedido e isso custou ao Steven um punhado de vida, mas o Onyx caiu da mesma forma.
Aqui eu estava começando a ter esperança de que seria fácil, e minha previsão do post anterior estava certa. Mas isso mudou quando o líder disse a seguinte frase:
"Acha que pode derrubar o próximo Pokémon como você fez antes?"

Nessa hora meu coração chegou a acelerar. E o próximo Pokémon dele foi o inédito Cranidos:

E eu estava certo em ter medo. O Cranidos era rápido, BEEEEEM rápido. E ele usava Headbutt, que tem uma chance de fazer o Pokémon vacilar por um turno, impedindo ele de atacar. Já na primeira rodada foi o que aconteceu, e o desespero bateu, mas insisti no Bubble. Na segunda tentativa Steven acertou o ataque, e Bubble tem como efeito a possibilidade de reduzir a velocidade de movimento do Pokémon adversário, e isso fez muita diferença.
A partir da rodada seguinte era Steven quem começava atacando, e com mais um Bubble, Cranidos estava muito perto da derrota. Foi quando Roark usou uma poção, curando o dinossauro azul, e me causando taquicardia. Mais um Bubble, mais um Headbutt.

Steven estava com 6 pontos de vida. Eu tinha duas escolhas: Seguir com um próximo ataque e rezar para que fosse o suficiente para o Cranidos cair, ou tentar uma troca.

Mandei Steven atacar. Bubble.

Vencemos, mas foi por muito pouco.
Depois desse momento desesperador, pensando que poderia ter perdido o Steven, acho que vou grindar mais para os próximos ginásios. O que eu achei que seria uma vitória fácil, como ilustrei no post anterior, acabou sendo algo mais parecido com isso:


Agora é seguir o jogo.
Antes de sair de Oreburgh eu precisaria de alguém que fosse capaz de utilizar o Rock Smash. Então eis o time atualizado:

Por enquanto Leprous quem fica no PC.
Bem vinda de volta, Hail Thief!

Nuzlocke Platinum - 8.Perto de me tornar alguém

Eu quero minha insígnia.

Mas pra isso eu tenho que encontrar o tal líder do ginásio.
Fui atrás dele nas minas de Oreburgh.

E é claro, área nova significa:
Bem vinda ao time, Moonchild!


Dentro do lugar encontrei vários zubats e uns pokemons tipo pedra. Eventualmente achei um moço que fez uma demonstração de Rock Smash, o primeiro Hidden Move que irei aprender. Depois de quebrar a pedra ele me disse que para fazer a mesma coisa precisaria derrotar o líder do ginásio, que por acaso era ele. Roark, o líder, voltou para o ginásio e eu segui logo atrás.

No ginásio resolvi enfrentar todos os treinadores, primeiro porque o XP é bom, segundo para avaliar o nível do inimigo que eu vou enfrentar. Os líderes de ginásio costumam ter pokemons com pelo menos uns 5 níveis acima do resto dos treinadores. A primeira batalha foi assim:

Eu imaginei que o Steven seria forte nesse ginásio, mas ele derrubou todos os pokemons do moleque com um ataque cada.

Eu já estava imaginando ele assim:


Mas o medo do líder falou mais alto, eu não queria perder ninguém, muito menos o Steven.
Então GRINDING TIME!

Voltei para Oreburgh Mine e fiquei detonando uns geodudes e onyx até alcançar lv 16 com o Steven e com a Lotus. Como resultado:


Com essa evolução eu me senti pronto pro ginásio!

quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Nuzlocke Platinum - 7.Gen 1 Rules

Nem tudo é o que parece. Descobri que o homem no começo da caverna não pretendia batalhar. Na verdade ele até me deu um HM.
Que eu não posso usar ainda, porque preciso da insígnia do primeiro ginásio, mas é conveniente, pois Rock Smash, como o nome sugere, é super efetivo contra pokemons tipo pedra que são usados nesse ginásio.

Também descobri que a caverna não era tão grande assim, e tinham só mais dois treinadores para enfrentar. As lutas foram tão qualquer coisa que eu nem lembro mais como foi.

Quem já jogou algum Pokemon sabe como são cavernas assim. Tem duas coisas que é sempre óbvio que vamos encontrar, a primeira são pokemons tipo pedra. A segunda...

Resultado de imagem para raining zubat gif

Bem vindo ao time, Party Poison!


Finalmente completei os seis! E cheguei em Oreburgh.


Logo que eu cheguei me reconheceram como um treinador e me levaram até a entrada do ginásio. Barry estava lá esperando. Ele disse que o líder do ginásio estava nas minas de carvão da cidade e que se eu quisesse enfrenta-lo precisaria ir até lá.


Mas antes! Treinei mais um pouco os meus pokemons até alcançar o lv. 12 com o Steven e uns 10 ou 11 com os outros.
Percebi que seguindo um pouco para norte eu sairia na rota 207 e por lá eu achei um novo amigo bem inesperado.

Nem vinda ao, time Jet-Star!

 Não imaginei que iria encontrar tantos gen 1.

Mas agora tenho sete pokemons, um tem que ficar no PC. Então por hora não veremos nosso fusca favorito. O time segue assim:


Nuzlocke Platinum - 6.Para Oreburgh

Oreburgh é a cidade com o primeiro ginásio do game, então é pra lá que vamos! Seguimos caminho pela rota 203,  e ela está cheia de treinadores. Vamos aos combates mais interessantes:

O primeiro menino que encontramos já anuncia que pokemons vai usar antes da batalha começar, o diálogo dele é algo como KRICKETOT, ZUBAT BORA PRO PAU!

Hmmm... deixa eu testar esse Wing attack aqui rapidão.

Depois foi a vez do Leprous
ok... não foi uma boa ideia

No fim eu troquei pra H. Thief e ela terminou o serviço.

Mais em frente eu encontrei um treinador que dizia estar indo para o ginásio de Oreburgh também, ele queria medir força, ou algo assim. H. Thief iria começar a batalha, mas...
nunca é uma boa enfrentar um pokemon que tem vantagem elemental...

Rishloo deu conta do recado, pois Voador > Lutador e o moço não ficou muito feliz com a derrota
It's super effective!

Ah! Lembrei de uma coisa legal sobre a Lotus! Ela tem uma habilidade passiva que se chama Poison Point. O que isso faz?
envenena caso encostem nela :)

Enfim eu estava chegando no portão de Oreburgh.
é só passar por essa caverna sinistra...

Mas entrando na caverna eu pensei um pouco.


E voltei para o centro pokemon de Jubilife.

Nuzlocke Platinum - 5.Festa quase cheia

Saindo de Jubilife para a rota 203, encontrei com Barry mais uma vez. Ele queria saber se eu estava progredindo com meus pokemons, então era HORA DO DUELO!

Barry começou com um Starly lv.7, deixei H. Thief enfrenta-lo, mas por conta de uma sucessão de Quick Attacks por parte do Starly e uma de erros de Tackle por H.Thief tive que troca-la por Rishloo que terminou a briga rapidamente. Depois foi a vez da tartaruga tanque, agora lv.9. A estratégia do Turtwig foi a mesma, mas dessa vez eu tinha mais dano e mais pokemons. Rishloo começou a luta que depois foi finalizada por Steven, só por precaução. Dessa vez, Barry não deu muito trabalho.

Rishloo alcançou o lv.9 e ganhou o Wing Attack, o resto segue basicamente a mesma coisa.

Depois da briga, Barry comentou alguma coisa sobre nunca mais perder e ser o melhor treinador, mas quem liga, segue o jogo.

Como comentei no post anterior, eu estava com a oportunidade de aumentar meu time em duas rotas diferentes: a 203, onde eu estava, e a 204 acima de Jubilife.

Então fui até a grama alta mais próxima e quem eu encontrei foi...
Leprous! Bem vindo ao time!



E assim eu segui para a rota 204, onde nas primeiras gramas encontrei apenas um monte de Bidoofs e Starlys, avancei um pouco mais e enfrentei uma treinadora que obviamente me subestimou. Logo depois dela em mais uma grama alta apareceu por muita sorte uma Budew.
E bem vinda ao time, Lotus!


Com mais gente no time eu precisava igualar os níveis, assim comecei mais grinding. Nesse meio tempo, Leprous evoluiu de um peque Kricketot para um Kricketune!


E depois que estavam todos entre os níveis 9 e 11 eu segui meu caminho pela rota 203.

Nuzlocke Platinum - 4.Gente esquisita

Chegando em Jubilife eu encontrei Dawn novamente, dessa vez ela me contou sobre um lugar onde eu poderia aprender ainda mais sobre pokemons. No caminho encontramos um homem um tanto quanto curioso. Ele parecia bem paranoico, quando Dawn perguntou se ele estava bem o homem rapidamente revelou ser um policial ou detetive, não lembro bem. Enfim ele era estranho.

Depois que o homem foi embora Dawn me levou até um lugar conhecido como Escola de Treinadores, e disse que seria bom dar uma passada. Depois de curar meus pokemons no centro, fui até a escola.

Como eu imaginei, não aprendi nada de novo. Os estudantes falam sobre vantagens elementais e uso de itens, coisa básica e tal. Mas encontrei dois treinadores dispostos a batalhar, que depois de levarem uma surra me deram o dinheiro do lanch... não, me deram voluntariamente, por eu ser um treinador promissor, um pouco de dinheiro e uma poção. Também encontrei o Barry por lá. Esqueci de comentar que a mãe dele havia pedido que eu entregasse um pacote pra ele, e parece que no pacote havia um mapa sobressalente que ficou comigo. Assim eu me formei na Escola de Treinadores, eu acho?

Saindo da escola eu fui abordado por mais um homem suspeito. Esse tinha cara de que queria me oferecer drogas, mas parece que era apenas um relógio... Bom, ele disse que era uma promoção, e eu deveria encontrar três palhaços espalhados pela cidade (não é zoeira), coletando três cupons e assim ganhando o relógio...

Durante a busca, eu encontrei uma moça que achou meus pokemons muito fofos e parece que isso foi motivo o bastante para ela me dar um item chamado Quick Claw. Talvez seja uma boa ideia dar uma garra pra esse pokemon fofinho né? Enfim, o item aumenta a velocidade de um pokemon. Deixei ele com a Hail Thief já que ela é mais lenta que um fusca cheio numa subida.

No fim encontrei os três palhaços e eles mandaram umas perguntas em que todas as respostas eram "sim"...
Fui falar com o homem suspeito de novo, e quem diria, ele realmente me deu um relógio! Resta saber se não é tipo uma tornozeleira eletrônica...

Depois disso não havia mais nada pra fazer em Jubilife. Resolvi avançar para a próxima rota e encontrar nosso próximo companheiro.




terça-feira, 13 de agosto de 2019

Nuzlocke Platinum - 3.SURPRESA

Era um Bidoof...

Bem vinda ao time, H. Thief!


Assim que encontrei o Thief na Rota 201 já fui direto para a 202, queria aumentar o grupo antes de treinar um pouco e então para a nossa alegria encontramos um pequeno Starly eeeeee...

Bem vindo ao time, Rishloo!


Com três pokemons, segui avançando pela rota 202 devagar, treinando e voltando ao centro pokemon de Sandgem, enfrentei uns 2 treinadores sem problemas e cheguei em Jubilife, a primeira grande cidade da minha jornada.

Nuzlocke Platinum - 2.Começo complicado

Dessa vez, a criança de 12 anos que vai viajar pelo continente pra brincar de rinha de galo é de Sinnoh, mais especificamente de uma cidadezinha chamada Twinleaf.


Minha aventura começa com meu amigo exageradamente empolgado chutando a porta do meu quarto depois de um programa de TV sobre um estudioso de pokemons chamado Rowan. Esse amigo se chama Barry (no meu jogo) e pra resumir a história, resolvemos ir juntos atrás desse professor Rowan na esperança de conseguir um primeiro pokemon. Lógico que convenientemente encontramos ele sem mal sair da cidade. O professor nos fez algumas perguntas e no fim resolveu que seriamos bons treinadores pokemon. Então ele percebe que esqueceu uma coisa muito importante, mas Dawn, assistente do Rowan, chega com o item esquecido: uma mala com três pokebolas.
Finalmente chega o momento de escolher o pokemon inicial! E bem vindo ao time Steven!
Como de costume, Barry que será o rival, escolhe o pokemon que tem vantagem elemental contra o meu, então ele foi de Turtwig:
O professor volta para o seu laboratório em Sandgem, uma cidade vizinha de Twinleaf e logo que ele vai embora Barry me desafia para uma BATALHA POKEMON YEEEAHHH!
Quase me ferrei lindamente logo de cara. Por muito pouco não tive que me despedir do Steven. Na primeira luta eu fiquei enlouquecidamente utilizando o golpe Pound, Barry optou por uma habilidade chamada Withdraw que aumentava a defesa do Turtwig, e usou isso pelo menos umas seis vezes, que é o número máximo para um buff durante uma batalha. Depois da tartaruga verde se transformar num TANQUE ele resolveu atacar, e com uma série de Tackles foi diminuindo rapidamente a vida do Steven. No fim da batalha, Steven venceu com um Pound que deve ter infligido 1 de dano no maldito Turtwig, e provavelmente estava com uns 3 de HP sobrando, mas venceu!



Depois de descansar em casa, eu e meu rival partimos para Lake Verity, sinceramente não lembro direito do motivo, e também não ligo muito... Provavelmente algo sobre pokemon lendário, sei lá. E de lá vamos para Sandgem atrás do professor.

No laboratório do professor eu ganho uma pokedex e o objetivo de completa-la (provavelmente não vou) além de ser o campeão da liga e blá blá blá. Também ganhei algumas aulas básicas sobre pokemon com a Dawn, e foi assim que eu arrumei minhas primeiras pokebolas. Então parti para a rota 201 em busca do meu próximo companheiro! (que não seja um Bidoof)